23 de jun. de 2010

"Você vai me sorrir, você vai se enfeitar e vem me seduzir..."

(Você vai me seguir, Chico Buarque de Hollanda)


Não que fosse impossível, mas como amar alguém que não ouve a mesma canção? Como amar alguém que não decifra o que há na música, que não entende só a melodia, que não vê a poesia na letra e se emocina? Como não perceber as possibilidades de um amor louco ou breve na canção que se descreve? Como não precisar quando a voz vibra de saudade ou de dor? Não se ama alguém que não ouve.
Não se planeja uma vida com alguém que não ouve a mesma canção, não se preocupa com a poesia, que não a entende, nem a sente, nem a perpetua. Vida sem poesia, não sobra nada, nem amor para o próximo dia. Não se ama alguém que não tenha um livro de Lya Luft, um cd do Chico ou de Maria Bethânia, um quadro na parede e um amor do passado. Aliás, não se ama alguém sem passado, sem história, sem uma saudade de alguma coisa que até quando você olha nos seus olhos sente arder. Quem tem saudade, tem alguma coisa boa que vem desde muito tempo. Não se ama alguém pronto, alguém preparado, alguém seguro de tudo. Só se ama alguém que ainda podemos ver crescer, crescer junto com o que também queremos ser.
Não se entrega um sonho nas mãos de alguém que não ouve a mesma canção, de alguém que não ocupa o teu pensamento todo, e não te retribui em dobro o gesto e o riso. Não se ama alguém que não lê jornais, que não come besteiras, que duvida no toque do telefone. Não se ama alguém que não conhece teu perfume, teu prato e teu lugar preferido. Que não percebe que teu temperamento não é teu signo, que não acredita no que você daria a vida. Não se ama alguém em quem não se confia de olhos fechados e de coração aberto.
Não se apaixone por alguém que não ouve a mesma canção, nem goste de matinês e cafeterias. Não se ama alguém que não tenha plantas em casa, não use tapete na porta de entrada e não tenha talheres de inúmeras cores. Não se ama alguém que derrete na chuva e se torra no sol. Não se ama alguém que não viaja, que não planeja, que não tenha expectativas, nem que sejam mínimas e tolas. Não se ama quem fala pouco, quem gesticula antes da palavra e que não cante junto com a música.
Não se ama quem nunca quebrou um copo, quem nunca esqueceu as chaves, quem está satisfeito com a cor da sala, quem não tem compromisso, quem perde a hora, quem joga extratos fora, quem se muda toda hora, que não tenha manias, que não acorde com o rosto amassado de manhã. Desconfie se não te olhar nos olhos, se não te der segurança no dar das mãos, se mudar de assunto no domingo de manhã e principalmente, com toda certeza, desconfie, mude, termine se não ouvir a mesma canção.
.
.
(Cáh Morandi)

7 comentários:

Priscila Rôde disse...

AMEEEEEEEI!

"Não se ama alguém que não tenha um livro de Lya Luft..."

Não dá! Como pode? Não, não dá!

rs

Quase levanto da cadeira agora.. rs

Adorei!

Cris de Souza disse...

Tão afinada, quão afiada!
Sua voz envolve qualquer mortal, infinitamente.

" Não se ama alguém que não tenha um livro de Lya Luft, um cd do Chico ou de Maria Bethânia... "

Por essas e por outras que te amo....

Rosemildo Sales Furtado disse...

Sei não amiga, mas acho que esse alguém com todos esses predicadas não existe. Rsrs. Muito bom. Adorei.

Se me permitires, assim como do Poesias, também serei seguidor deste.

Beijos e ótimo Sao João pra ti e para os teus.

Furtado.

Dilean de Bragança disse...

"Não se ama quem fala pouco, quem gesticula antes da palavra e que não cante junto com a música."

Minhamaninha, já nem te sigo mais, acho que te persigo, simplesmente por gostar de suas palavras, suas canções em forma de versos tão sensíveis e verdadeiras.

SEJA FELIZ SEMPRE, não importa como!

Saudades de momentos vividos.

Creia, vc é especial pra mim e pra torcida do flamengo.
Bjus meus!

Anônimo disse...

Belo texto, Cáh, tu consegues colocar som nas tuas palavras, um som envolvente e inesquecível.
Beijos, querida

Anônimo disse...

Cáh, seu texto é lindo demais!!
Fico me perguntando se há alguém tão perfeito assim e se nós, podemos de certa forma escolher a quem amar.
Um beijo =*

Cris Santos disse...

Cáhhhh
Lindo, lindo, lindo
amei!
Bjinhus intensamente doces ;*